sábado, 8 de dezembro de 2012

Diretoria se reúne com a Corregedora da GM

Balneário Camboriú, 8. Na tarde desta quinta-feira (6) foi realizada, na sede do Poder Executivo, uma reunião entre membros-diretores da AGMBC e a Diretora da Corregedoria da Guarda Municipal, Sra. Jade Martins Ribeiro.

A ocorrência desta reunião foi deliberada na última assembleia extraordinária (3) e aprovada por unanimidade.

O motivo principal da reunião foi a de tentar compreender os motivos que levaram à instauração de um grande número de processos administrativos disciplinares (PAD) nas últimas semanas. Segundo Jade, o número de PADs instaurados vem mantendo uma média estável e que a maior parte se refere à atrasos e faltas.

Entretanto, desde que houve mudança na diretoria operacional, o número de comunicações internas (CI) que chegaram até o gabinete da corregedoria cresceu, sendo que muitas não são levadas adiante pelo fato de serem irrelevantes (ex.: um minuto de atraso). A conclusão a que se chega é que há um distanciamento e uma falta de comunicação entre os guardas e a diretoria operacional, que prefere resolver tudo na corregedoria e deixa de buscar solucionar os problemas na hora em que estão acontecendo.

Jade também foi informada sobre o procedimento equivocado que vem sendo usado, qual seja o de não avisar ao guarda de que está sendo "constado", o que pode gerar erros e não incentiva o GM em melhorar sua conduta. A corregedora se comprometeu a ter uma reunião com a diretoria da GM a fim de apurar a denúncia e fazer as devidas correções.

Ao fim, foi perguntado se Jade continuaria na corregedoria da GM em 2013. Ela não soube precisar, mas garante que, se continuar na função, pretende mudar seu escritório para a sede da SGS, dedicando-se exclusivamente à função.

Para a AGMBC, a reunião com a Diretora da Corregedoria da GM foi de grande valia. Jade colocou a corregedoria à disposição de todos os guardas que desejarem ter acesso aos processos e buscar informações.