segunda-feira, 10 de junho de 2013

AGMBC vai lutar pelo adicional nas horas extras

Balneário Camboriú, 10. A Associação dos Guardas Municipais de Balneário Camboriú elegeu como prioridade a luta pelo adicional de risco de vida sobre as horas extras, o que não é pago desde o início da instituição, há dois anos atrás.

De acordo com o entendimento da Associação, a categoria faz jus ao adicional de 20% sobre as horas extraordinárias trabalhadas, haja vista que esta situação especial não retira o risco da atividade.

O Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina, inclusive, já emitiu um parecer favorável aos servidores neste sentido, o parecer n. 0708/99.

“A base de cálculo para o cômputo de hora extras é o vencimento do servidor, acrescido das vantagens pecuniárias permanentes, estabelecidas em Lei.” (Parecer 0708 TCE-SC)

O art. 26 da lei 3029/09, por sua vez, deixa claro que o adicional percebido pelos GMs é uma vantagem pecuniária permanente:

"Art. 26 Ao vencimento, proveniente do exercício das funções de que trata o caput do artigo anterior (Guarda Municipal/Atividade Especial), incidirá o percentual de vinte por cento (20%) de gratificação permanente sobre seu salário base com efeitos para a base de cálculo para aposentadoria. (Redação dada pela Lei nº 3430/2012)"

Assim, esta semana a AGMBC protocolará um ofício à Secretaria de Administração da Prefeitura Municipal requerendo que os valores sejam pagos retroativamente (ex tunc).

Salientamos que, independente do deferimento ou não do pedido, a Associação não poupará esforços para efetivar este direito.