sexta-feira, 31 de maio de 2013

GM prende homem portando revólver ilegalmente

Foto: Divulgação/GM
Balneário Camboriú, 31. Hoje, por volta das 01h30min, uma guarnição da Guarda Municipal  em deslocamento pela Av. Atlântica esquina com a rua Justiniano Neves avistou um grupo de masculinos saindo de um veículo modelo Peugeot 208 de placa DLL 9664, sendo que um dos indivíduos tinha uma arma na cintura e com uma das mãos levantava a camisa, expondo a arma ostensivamente. Ao avistar a guarnição, o masculino jogou a arma no banco traseiro do veículo. Foram abordados J.D.A.O (23 anos) e mais cinco ocupantes do veículo. O revolver encontrado é um modelo Taurus, calibre .38, cromado com cabo de madeira e numero de série 0269-74. Todos os indivíduos foram conduzido até a DPCo , onde foi lavrado o BO nº 00132-2013-09793 em desfavor de J.D.A.O. por porte ilegal de arma.

Foto: Divulgação/GM

Foragido da Justiça é capturado pela GM

Balneário Camboriú, 31. Na última quinta-feira (30), por volta das 12h10min, uma guarnição da Guarda Municipal em rondas pelo Deck do Pontal Norte flagraram um masculino segurando um torrão de maconha. Ao avistar a guarnição, o masculino lançou a maconha para longe, porém esta foi encontrada em seguida. Diante dos fatos, foram abordados E.F.L.S, 26 e F.A.J., 29. e, na revista pessoal, foi encontrado mais um torrão de maconha. Ambos foram conduzidos até a DPCo, onde restou-se verificado que E.F.L.S encontrava-se foragido da Justiça. O mesmo cumpre pena por tráfico de drogas.

Foto: Divulgação/GM

Foto: Divulgação/GM



quinta-feira, 30 de maio de 2013

Diretoria da AGMBC realiza reunião com Secretário Dão

Balneário Camboriú, 30. Na tarde desta quarta-feira (29), a diretoria executiva da AGMBC esteve reunida com o Secretário de Segurança, Sr. Dão Koeddermann, na sede da Secretaria.

Foto: SGS
A reunião foi um pedido da diretoria com o intuito de tomar conhecimento  do andamento do projeto de lei que vai permitir o acautelamento da arma profissional aos guardas municipais, mesmo fora de serviço.

Acautelamento -  De acordo com o Secretário, a minuta que servirá de base para o projeto de lei já está pronta e seria entregue ainda ontem à responsável por redigir as propostas legislativas do Executivo, Sra. Jade Martins Ribeiro. A partir daí, o Secretário acredita que dentro de 30 dias o projeto chegue à Câmara de Vereadores para votação e aprovação.

Outras alterações no estatuto - Além do acautelamento, a minuta de projeto de lei realizada pela Secretaria também prevê outras alterações na Lei n. 3029/09. Segundo o Diretor Administrativo, Sr. Seabra, a gratificação pelo desempenho da atividade de Supervisor vai passar de 20% para 40%; um erro formal no artigo 47 será corrigido; e haverá uma pequena mudança na comissão de sindicância, que passará a ter um procurador do município como um de seus membros.

Hora-extra com adicional de periculosidade - A diretoria da AGMBC chamou atenção para o fato de que, dois anos depois de implantada a Guarda Municipal, os guardas ainda não recebem o adicional de periculosidade quando em hora extra. O Secretario disse que vai acionar o RH da Prefeitura a fim de tirar dúvidas e, eventualmente, tomar as medidas necessárias. Serão necessários cerca de 30 dias para a verificação do problema.

Ordem 001/2011 - Muitos guardas municipais reclamam de ter de voltar no dia ulterior ao término de qualquer tipo de afastamento, e a AGMBC pediu explicações de como e por que funciona este sistema. Segundo o Diretor Admnistrativo, Sr. Seabra, não há dúvidas quanto ao procedimento ser correto. Entretanto, para a Associação, a reapresentação ao serviço (que é de 6 horas de trabalho) deveria ser computado como hora extraordinária, o que não ocorre hoje. Claro, se o atestado abona as horas faltadas, qualquer trabalho não previsto anteriormente na escala deveria ser considerado hora extra. Também foi discutido sobre o GM ter de se apresentar nos dois dias de folga quando pega um dia de atestado, somente. Segundo Seabra, esta ordem será revista em breve e, quanto ao pagamento de hora extra sobre as reapresentações, será suscitada dúvida ao Procurador do Município.

A GM do futuro - "Até 2016 teremos 200 GMs nas ruas". A afirmação é do Secretário Dão Koeddermann, que disse que o projeto de ampliação da Guarda Municipal está no PPA do Município para este quadriênio. Em 2014, prevê-se que Guarda Municipal e Agentes de Trânsito funcionarão em prédios separados, haja vista a grande quantidade de servidores em ambas as instituições. A Central própria da GM estará pronta para entrar em funcionamento no mês de julho. Serão retirados guardas das ruas para realizar o trabalho na Central, em turnos de 6 horas. Além disso, o Secretário ainda confirmou a compra de mais 2 Renault Duster ainda este ano, sendo que a licitação será feita em breve. Questionado acerca de novas motocicletas, o Secretário disse que, este ano, não será possível a aquisição.

Para a Diretoria Executiva da AGMBC, a reunião foi de fundamental importância. A AGMBC se compromete a acompanhar as ações que serão tomadas para garantir a realização das reivindicações de seus associados.

segunda-feira, 27 de maio de 2013

Motorista não habilitado tenta fugir e GM o captura

Balneário Camboriú, 27. Na noite de ontem (26), por volta das 22h00, na Avenida Brasil, esquina com a Avenida Central, um veículo Ford Ka, placas MHL6678 transitava com o farol desligado e, por este motivo, um Agente de Trânsito tentou fazer a abordagem do mesmo. No entanto, o motorista desobedeceu a ordem de parada e, por meio de manobras perigosas em via pública, evadiu-se do local em alta velocidade. Neste instante, dois Guardas Municipais de motocicleta que estavam no local iniciaram o acompanhamento do veículo, que veio a colidir com outro na Avenida Brasil, esquina com a Rua 1300. Diante disso, os dois ocupantes do veículo em fuga foram abordados e, na revista, foram encontrados dois cigarros de maconha e um pequeno torrão da mesma substância. Além disso, o motorista não estava habilitado.


Diante dos fatos, o condutor L.S.K. e o passageiro M.S, ambos com 18 anos de idade foram conduzidos até a Delegacia de Polícia, onde foi lavrado um termo circunstanciado pelas contravenções de posse de entorpecentes, direção perigosa em via pública e direção de veículo sem habilitação. Os Agentes de Trânsito aplicaram diversas autuações e a Polícia Militar realizou alguns procedimentos administrativos, incluindo a remoção do veículo ao pátio.