sábado, 8 de dezembro de 2012

Diretoria se reúne com a Corregedora da GM

Balneário Camboriú, 8. Na tarde desta quinta-feira (6) foi realizada, na sede do Poder Executivo, uma reunião entre membros-diretores da AGMBC e a Diretora da Corregedoria da Guarda Municipal, Sra. Jade Martins Ribeiro.

A ocorrência desta reunião foi deliberada na última assembleia extraordinária (3) e aprovada por unanimidade.

O motivo principal da reunião foi a de tentar compreender os motivos que levaram à instauração de um grande número de processos administrativos disciplinares (PAD) nas últimas semanas. Segundo Jade, o número de PADs instaurados vem mantendo uma média estável e que a maior parte se refere à atrasos e faltas.

Entretanto, desde que houve mudança na diretoria operacional, o número de comunicações internas (CI) que chegaram até o gabinete da corregedoria cresceu, sendo que muitas não são levadas adiante pelo fato de serem irrelevantes (ex.: um minuto de atraso). A conclusão a que se chega é que há um distanciamento e uma falta de comunicação entre os guardas e a diretoria operacional, que prefere resolver tudo na corregedoria e deixa de buscar solucionar os problemas na hora em que estão acontecendo.

Jade também foi informada sobre o procedimento equivocado que vem sendo usado, qual seja o de não avisar ao guarda de que está sendo "constado", o que pode gerar erros e não incentiva o GM em melhorar sua conduta. A corregedora se comprometeu a ter uma reunião com a diretoria da GM a fim de apurar a denúncia e fazer as devidas correções.

Ao fim, foi perguntado se Jade continuaria na corregedoria da GM em 2013. Ela não soube precisar, mas garante que, se continuar na função, pretende mudar seu escritório para a sede da SGS, dedicando-se exclusivamente à função.

Para a AGMBC, a reunião com a Diretora da Corregedoria da GM foi de grande valia. Jade colocou a corregedoria à disposição de todos os guardas que desejarem ter acesso aos processos e buscar informações.

quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Associação tem novo presidente

Balneário Camboriú, 5. Na assembleia extraordinária realizada na última segunda-feira, foi confirmada a posse do novo presidente da AGMBC, Sr. Gustavo Belz de Souza. A indicação foi do ex-presidente, Sr. Gian Marcos Philipps, a qual foi aprovada por unanimidade pela diretoria da associação.

A primeira ação do novo presidente será reunir-se com o Prefeito com o intuito de conhecer as intenções e perspectivas com relação à Guarda Municipal para os próximos quatro anos, entre outros assuntos de grande relevância aos associados. Esta reunião deverá ocorrer antes do término de 2012.

Ainda na assembleia extraordinária da última segunda-feira, ficou decidido que o valor da mensalidade baixará para 1,5% do salário base, o que hoje está fixado em R$ 21,93. Entretanto, até que o desconto seja feito em folha, os associados deverão pagar apenas R$ 20,00.

Os demais assuntos tratados nesta assembleia serão anunciados em breve, juntamente com a ata.

terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Ações da GM - Segunda-feira (3)


A Secretaria de Gestão em Segurança e Incolumidade Pública, através da Guarda Municipal, informa que na segunda-feira (3), por volta das 19h40 a guarnição da GM que estava na Ponte do Barranco foi informada que um masculino estava fazendo uso de entorpecentes na ponte, no Bairro da Vila Real. Devido a situação, a guarnição se deslocou até o local informado e abordou R.C.S., 20 anos, que estava com 13 pedras de crack. O masculino foi encaminhado a delegacia de polícia para que fossem tomadas as devidas providências.

Por volta das 22h30 uma guarnição da GM em deslocamento pela Avenida do Estado, em frente ao supermercado Angeloni, identificou um veículo Wolksvagem Vectra prata, placa MJS 5500 de Caçador, que suas características haviam sido repassadas a rede de transmissão por um agente de trânsito, pois o proprietário estava procurando e não sabia se havia sido furtado ou removido. Como não havia sido removido foi solicitado a vítima que fosse a delegacia registrar o furto. Os agentes de trânsito foram acionados e o veículo conduzido à delegacia para que fossem tomadas as devidas providências e feito contato com a vítima.

Por volta das 4h30, uma guarnição da GM foi acionada via rádio por um guarda patrimonial que informou que um menor de 17 anos havia sido vítima de tentativa de furto na Praça Higino Pio. A guarnição se deslocou até o local informado, e a vítima repassou as características do autor que estava nas proximidades da praça. C.S.S., 24 anos, foi abordado e a vítima o reconheceu como sendo o autor da tentativa de furto. Os mesmos foram conduzidos à delegacia para que fossem tomadas as medidas cabíveis.

Agradecimentos: Alessandra Damaceno, assessora de imprensa da SGS.

segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

GM apreende pichadora em Taquarinhas

Balneário Camboriú, 03. No último sábado (1º), uma mulher de 21 anos foi apreendida, depois que denúncias via rádio davam conta de que a mesma estava pichando uma pedra na praia de Taquarinhas, Interpraias.

A apaixonada teve que responder sobre seu ato ao
Delegado de plantão.
A guarnição chegou ao local e verificou que F.R., de apenas 21 anos, acabara de pintar uma pedra, estragando o visual e a paisagem do local. Em sua defesa, a mesma dizia não saber da ilicitude de seu ato, tese que não encontra amparo legal e que facilmente pode ser derrubada quando a mesma tenta esconder o pincel e a lata de tinta que estava em sua mão. Ainda em sua defesa, a feminina disse estar apaixonada e por isso pintou um coração na pedra, mas este fato tampouco a livrou de responder sobre seu ato à autoridade policial.


Nem mesmo a frágil tese da paixão convenceu
os guardas municipais.






Diante dos fatos, F.R. foi conduzida à DPCo, onde foram realizados os procedimentos legais.

Ações da GM no final de semana


A Secretaria de Gestão em Segurança e Incolumidade Pública, através da Guarda Municipal, informa que na sexta-feira (1), por volta das 21h40 uma guarnição da GM em deslocamento pela Avenida Atlântica, próximo a Rua 1.600, sentiu um forte odor de algo semelhante a maconha, quando avistaram F.M.S., 18 anos, fazendo uso de entorpecente em via pública. Devido à situação, o mesmo foi abordado e com ele encontrado dois torrões de uma substância semelhante à maconha. O masculino foi conduzido à delegacia de polícia para que fossem tomadas as medidas cabíveis.

Por volta da 1h, a Guarda Municipal, em uma operação realizada pelos Agentes de Trânsito, para verificações de veículos, prestou apoio a abordagem de um veículo conduzido por T.F.S., 21 anos, na Avenida do Estado, frente ao Ponto de Informações Turísticas (PIT), pois foi  constatado que o masculino levava consigo dois torrões de uma substância semelhante a maconha, e um saquinho contendo a mesma substância. O masculino foi conduzido à delegacia de polícia para que fossem tomadas as devidas providências.

Por volta das 2h, um masculino informou a guarnição da GM que participava de uma operação com os Agentes de Trânsito, na Avenida do Estado, próximo a marginal, que haviam roubado seu veiculo, um importado Suzuki de placas da cidade de Navegantes. O mesmo relatou que quando parou na esquina da Rua 2.448, com a marginal, para falar com uma garota de programa foi rendido pela feminina que portava uma faca e por dois masculinos que estavam com ela. Ele relatou ainda que os mesmos levaram seu veículo e seguiram no sentido Quarta Avenida. As informações e características dos envolvidos foram repassadas via radio de transmissão. Uma guarnição da GM em deslocamento pela Marginal Leste, esquina com a Rua 2.438, deparou-se com um casal com as mesmas características repassadas. O masculino F.J.O., 28 anos, e a feminina J.C.P., 25 anos, foram abordados e negaram o ocorrido, porém, foram reconhecidos pela vítima. O casal informou que o veículo havia sido deixado na Rua 2.380 e o local onde haviam deixado os pertences retirados do carro. Todos foram encaminhados à delegacia de polícia para que fossem tomadas as devidas providências.

No domingo, (2), por volta das 23h30, uma guarnição da GM em deslocamento na areia da praia Central, em frente à Praça Almirante Tamandaré, recebeu a informação que três masculinos estariam fazendo uso de entorpecente na orla marítima. Devido à situação, os três foram abordados e com um menor de 16 anos foi encontrado 17 pedras de uma substância semelhante ao crack. O mesmo foi encaminhado à delegacia especializada para que fossem tomadas as medidas cabíveis.

Por volta das 4h30, uma guarnição da GM em deslocamento pela Rua 3.300, próximo a Terceira Avenida, foi informada que um masculino havia entrado dentro de um estabelecimento comercial (salão de beleza), cometido furto e fugido em direção a Avenida Marginal Leste. As informações foram repassadas via rádio. A guarnição que se deslocava pela Avenida Marginal Leste avistou um masculino com as mesmas características repassadas e carregando uma televisão na mão, porém ao avistar a viatura, o mesmo subiu na BR-101, atravessando para o outro lado da via. A guarnição se deslocou até a Avenida Marginal Oeste, e constatou que o masculino havia abandonado o objeto do furto em baixo de umas bananeiras da marginal. O objeto localizado foi encaminhado à delegacia de polícia e feito contato com a vítima para que fossem todas as devidas providências.

Agradecimentos: Alessandra Damaceno, Assessora de imprensa da SGS.

GM e Agentes de Trânsito realizam blitz

Balneário Camboriú, 03. Na última semana, os Agentes de Trânsito e a Guarda Municipal realizaram operações integradas de trânsito, com o intuito de tirar de circulação motocicletas irregulares.

Operações integradas deveriam ser mais constantes.

Na sexta-feira (30), foram realizadas três barreiras, em diferentes pontos da cidade. Era cerca de 1:15 da manhã quando uma moto Honda CG azul foi abordada na Av. do Estado, em frente ao PIT. Foi verificado que o licenciamento desta moto estava atrasado há mais de 2 anos. Diante dos fatos e da postura suspeita, a GM realizou buscas pessoais nos dois ocupantes do veículo, sendo que R.I.P.B.  dispensou no chão um torrão de substância semelhante a maconha. A moto acabou sendo removida ao pátio e R.I.P.B. detido e levado à DPCo, onde foi lavrado um termo circunstanciado.

10 minutos depois, um agente de trânsito tentou fazer a abordagem de outra moto CG Honda azul com dois ocupantes, quando estes tentaram evadir, sendo rapidamente impedidos por um GM. Verificou-se que o condutor não possuía CNH. Na busca pessoal, foi encontrado em posse de T.F.S. duas porções de substância semelhante a maconha e uma porção de substância semelhante a cocaína. Diante dos fatos, a moto foi removida ao pátio e o suspeito detido e encaminhado à DPCo, onde foi lavrado um termo circunstanciado.

De acordo com dados da SGS, somente neste dia foram abordados 144 veículos, sendo que 20 foram removidos ao pátio e 4 autuados.