História

GUARDA MUNICIPAL
A Guarda Municipal de Balneário Camboriú foi criada através da lei ordinária nº 3029 de 4 de dezembro de 2009, de autoria do prefeito municipal Edson Renato Dias "Piriquito". Esta lei reestruturou a Secretaria de Segurança e Incolumidade Pública, criando a GM e seu plano de carreira.

No dia 20 de junho de 2010 foi realizado o 1º Concurso Público com vistas a preencher 60 vagas, sendo 51 masculinos e 9 femininas. Após todas as etapas do certame - realizado pela FEPESE - foram chamados para o curso de formação um total de 63 candidatos, então denominados guardas municipais alunos.



Em outubro de 2010 iniciou-se o curso de formação dos primeiros guardas, na sede do 12º Batalhão de Polícia Militar de Santa Catarina (12BPM). Ao longo de 5 meses, os alunos foram submetidos a um regime de estudos integral, estudando matérias como: ética, direitos humanos e cidadania; primeiros socorros; técnicas e procedimentos operacionais; defesa pessoal; uso de arma de fogo; direito penal; meio-ambiente; língua espanhola e outros.

Formatura da primeira turma.

A formatura da primeira turma ocorreu no dia 29 de abril de 2011, também na sede do 12BPM. Nesta cerimônia fizeram-se presentes as mais diversas autoridades, civis e militares, nos âmbitos municipal, estadual e federal.

A partir de então a Guarda Municipal iniciou seu trabalho nas ruas, com excelente aceitação por parte da população balneo-camboriuense.

Atualmente o quadro da GM conta com 96 guardas municipais e ainda há a previsão da nomeação de outros 100.



Brasão da AGMBC

ASSOCIAÇÃO
A Associação da Guarda Municipal de Balneário Camboriú foi instituída através da assembleia constitutiva, no dia 25 de abril de 2012. A primeira diretoria executiva, aprovada pelos presentes na assembleia é a seguinte:


Presidente: PHILIPPS.
Vice-Presidente: ANDREATTA.
1º Secretário: MATIAS.
2º Secretário: TÁSSIA
1º Tesoureiro: GONÇALVES.
2º Tesoureiro: BARBOSA.
Diretor de Patrimônio: DELDUQUE.
Diretor Jurídico: GUSTAVO
Diretor de Assistência Social: CRISTI
Diretor de Relações Públicas: KARINA

A associação nasceu com intuito recreativo e de defesa dos direitos dos integrantes da GM, de modo a interagir com os poderes constituídos na busca por melhores condições de trabalho e maior qualidade de vida aos guardas municipais.